Joana Oliveira

Diretora / Roteirista
+++

 

 

 joanapmro@gmail.com

Joana Oliveira atua na área audiovisual desde 1999. Graduada em Direção de Cinema pela Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba (EICTV) e em Comunicação Social pela PUC-Minas, Joana Oliveira estudou também como intercambista na Academia HFF Konrad Wolf (Alemanha) por um semestre. Em 2006, foi selecionada para o Talent Campus do Festival de Berlim, Berlinale.

 

Dirigiu e roteirizou várias produções como curtas de ficção, documentários e programas de TV. Foi contratada como diretora pela Rede Minas e TV Brasil. Na Fox Brasil, Joana fez parte da equipe de roteiristas da série de ficção 9mm: São Paulo.

 

Seus curtas já foram exibidos em vários festivais internacionais como Festival Internacional de Cine de Cartagena (Colômbia), Lakino (Alemanha), KunstFilmBienalle Köln (Alemanha), Festival Internacional de Cine de Huesca (Espanha), Festival Internacional de Cine de Guadalajara (México) e no Brasil em festivais como Forumdoc, Mostra de Cinema de Tiradentes, Festival Internacional de curtas metragens de São Paulo, Cine Ceará, Festival do Cinema Brasileiro de Gramado. O curta metragem documentário Rio de Mulheres recebeu 12 prêmios como, por exemplo, Melhor Curta Metragem Internacional do 17o Festival Internacional de Cine de Valdívia (Chile) e Melhor documentário 18th San Diego Latino Film Festival (USA). Seu curta metragem de ficção Habanera recebeu prêmios como Melhor diretor Latino-americano no Festival III FEISAL (Argentina), Melhor roteiro, atriz e Prêmio Especial da Crítica 12o Vitória Cine Vídeo e melhor diretor 15o Cine Ceará. Em 2010, lançou Morada, seu primeiro longa-metragem documental que foi exibido em vários festivais brasileiros e hoje está sendo distribuído em Portugal. Foi exibido também na Argentina e na Colômbia.

 

Joana Oliveira é sócia da produtora Vaca Amarela Filmes. Atualmente, dá aulas na pós-graduação de roteiro da PUC-Minas e desenvolve o projeto de seu primeiro longa metragem de ficção Kevin, uma co-produção Brasil e Alemanha.

 

Filmografia:

 

D’Ouro - Doc, HD, 25 ‘, 2013, Brasil (prêmio Etnodoc)

Diário do Não Ver - Fic, 35mm, 21’, 2012, Brasil

Morada - Doc, HD, 78’, 2010, Brasil.

Rio de Mulheres - Doc, 35mm, 21’, 2009, Brasil.

Prisão- Fic, DV, 13’, 2007, Alemanha.

Habanera - Fic, 35mm, 13’, 2004, Cuba.

Hablar de Sueños - Doc, DV, 9’, 2003, Cuba.

 

 

  • Facebook Clean
  • Branca Ícone Instagram
  • Vimeo Clean
  • youtube
  • Twitter Clean
  • IN.png

© Vaca Amarela Filmes